FORMAÇÃO CIDADÃ - UMA EXIGÊNCIA NA EDUCAÇÃO
A Constituição Federal do Brasil de 1988 que promulgou o Estado Democrático de Direito, aponta para uma educação pautada na formação cidadã.
A escola como campo de possibilidade nesta perspectiva de educação, deve buscar estratégias de ação junto à comunidade escolar para viabilizar o processo de construção da cidadania.
A proposta de educação ora apresentada sugere à escola a absorção de profissionais de outras áreas, além daqueles vinculados ao magistério, ampliando a visibilidade aos fatores que incidem no processo educativo, entre os quais as questões sociais, que constitui o foco do Serviço Social, daí ser essencial na dinâmica escolar, o profissional de Serviço Social, ou seja, o Assistente Social.
O Serviço Social, situando-se na abordagem das relações sociais, deve se revelar no âmbito escolar articulando a comunidade escolar – educadores, educandos e a sua família -, a partir da intervenção nas relações sociais nela existentes no sentido da tomada de consciência de que as questões sociais permeiam o processo educacional e, portanto, merecem um “olhar profissional” e, por conseguinte, uma “ intervenção profissional”.
Escola de Aplicação - Universidade Federal do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário