Estou começando a procurar escola
para o meu filho, e fico impressionado com o que tenho ouvido e lido a respeito
das escolas que procuro. Ouve-se falar pouco no desenvolvimento cognitivo, em
aprendizagem, em ciências exatas. Menos ainda alguém se referindo a pesquisa
empírica ou aos recentes achados de neurociência. Em compensação, dois temas
são unanimidade: cidadania e ética. É uma distorção que me preocupa.
Em primeiro lugar, porque parece
presumir que o ensino das matérias tradicionais é uma questão resolvida, e que
se ater a elas seria algo menor, reducionista ou, como se diz com certo desdém:
"conteudismo". Não é. O Brasil vai muito mal nessa área, como comprovam
todos os testes internacionais comparativos. Vai mal não apenas nas escolas
públicas. As escolas privadas brasileiras também são, em geral, ruins, mas
salvam as aparências por ter suas deficiências mascaradas pelos problemas ainda
mais graves das escolas públicas. No Ideb, indicador de qualidade da educação
do MEC, as escolas privadas têm nota média 6, em uma escala que vai até 10. No
Pisa, teste internacional de qualidade de ensino, descobrimos que os 25% mais
ricos do Brasil têm desempenho educacional pior que os 25% mais pobres dos
países desenvolvidos. Ainda nos falta muito, portanto, para que possamos
considerar a transmissão de conhecimento como tarefa cumprida.
Sei que há uma corrente de pensamento
no país que acha que podemos e devemos fazer tudo ao mesmo tempo, e que
priorizar a ética não significa descuidar do conteúdo. Deixo esse assunto para
outro artigo, mas já adianto que não acredito que isso seja possível com o
nível de institucionalização a que chegou o tema no Brasil. Atualmente o MEC
exige que os livros didáticos de matemática (sim, matemática) atuem na
construção da cidadania, estimulando "o convívio social e a tolerância,
abordando a diversidade da experiência humana". Seria melhor se esse
espaço do livro e o tempo do professor fossem dedicados à atividade nada
trivial de familiarizar o aluno com os conceitos básicos da disciplina. Mesmo
quando conseguirem cumprir a função básica de ensinar matemática, português,
ciências, não creio que os professores devam priorizar de forma ostensiva a
pregação ética. São muitas as razões que me levam a essa conclusão. Em primeiro
lugar, o desenvolvimento ético de uma criança é uma prerrogativa de seus pais.
Acredito que um pai tem direito a infundir em seu filho padrões éticos
divergentes do senso comum, que costuma nortear as escolas. Dou um exemplo
claro. A questão da preservação ambiental virou um imperativo ético, e as
escolas marretam esse tema insistentemente.
Para mim, conforme já expus em artigo
aqui, o comportamento ético em um país com o nível de desenvolvimento
brasileiro deveria ser privilegiar o desenvolvimento material humano, mesmo que
isso implique algum desmatamento. O que me parece antiético é deixar gente sem
renda para que árvores sejam preservadas. Não gostaria, portanto, que um
professor ensinasse o contrário ao meu filho. O segundo problema é que não
acredito que os professores brasileiros estejam preparados para travar a
discussão profunda e multifacetada que o tema da ética exige. O mais certo é
que a questão desande para o discurso panfletário, rasteiro, frequentemente
ideologizado. Não imagino que o utilitarismo, o hedonismo ou o epicurismo sejam
ensinados em pé de igualdade com correntes filosóficas que pregam as vertentes
mais clássicas da moralidade judaico-cristã. E, sem esse contraponto, não se
está ensinando ética, mas sim fazendo doutrinamento.
Essa dinâmica está diretamente
atrelada a outro problema, que é a relação hierárquica que caracteriza o ensino
formal. Se uma escola fizesse uma disciplina de ética opcional ou não avaliada,
creio que seria possível que houvesse alguma evolução verdadeira por parte do
alunado. Mas, no momento em que esse tema virou transdisciplinar e vale nota, é
óbvio que os alunos minimamente atilados saberão conformar suas respostas às
expectativas e inclinações de seus professores. Quando eu estava na escola, era
formada por marxistas a maioria dos professores de história, português,
geografia e outras disciplinas da área de humanas. Isso fazia com que eu e
muitos outros colegas nos certificássemos de que toda resposta em prova
incluísse alguma lenhada na burguesia e uma conclamação à construção de um
mundo mais fraterno. Não por convicção, mas porque o nosso falso esquerdismo
rendia notas melhores. Tenho certeza de que os mensaleiros, anões do Orçamento,
sanguessugas e demais patifes também pregavam a justiça universal em seus
tempos de escola.
Surge aí mais um problema do
ensino-cidadão, que é a sua total inutilidade. A psicologia evolutiva demonstra
que há um substrato ético que é genético e comum à nossa espécie e a alguns
primatas. Complementando essa camada, acredito que a formação de uma
consciência ética está indissociavelmente atrelada às experiências de vida, não
a ensinamentos acadêmicos. Essa consciência se forma através de um sistema de
recompensas e punições trabalhado primordialmente pelos pais de uma criança,
desde seus mais tenros anos. É o receio da perda do amor paterno que nos leva a
agir de forma ética, em um mecanismo inconsciente. Posteriormente, somam-se a
essa base a história de uma pessoa e a fortaleza institucional do local em que
ela vive.
O psicólogo Steven Pinker relata o
exemplo do que aconteceu, literalmente da noite para o dia, quando a polícia da
sua Montreal entrou em greve: uma cidade até então pacata e segura viu-se
engolfada por uma onda de criminalidade que só cessou com o fim da greve. A
população não sofreu um desaprendizado coletivo naquele período: ela agiu como
muitos de nós agiríamos em um cenário em que as violações éticas não fossem
punidas. Conhecer Sócrates ou Nietzsche não deve alterar o comportamento da
maioria das pessoas. Para ser íntegra, a criança precisa receber orientação de
seus pais e, depois, saber que desvios antissociais serão punidos. Alguns
professores acreditam que podem sanar, com sua atuação, as deficiências da
família e do estado. É ilusão. Um estudo recente das pesquisadoras Fátima Rocha
e Aurora Teixeira, da Universidade do Porto, investigou a cola em 21 países e
apontou haver relação direta entre a desonestidade em sala de aula e o índice
de corrupção do país.
Para aqueles que imaginam que este
autor é um defensor de uma escola amoral, explico-me. Acredito, sim, que a
ética tem papel vital na escola, mas não no discurso, e sim na ação. Cabe à
escola criar um ambiente de total liberdade intelectual, mas sem esquecer de
aplicar no seu dia a dia os princípios éticos que norteiam a vida em sociedade. Com
coisas simples e em todas as matérias: as aulas devem começar no horário, os
professores não devem faltar, os alunos violentos devem ser punidos, as regras
da escola devem ser aplicadas a todos. E eis aí o busílis da questão: ao mesmo
tempo em que são incompetentes e doutrinárias no ensino da ética, nossas
escolas são antiéticas em sua prática. O exemplo mais claro: a cola. No estudo
citado, descobre-se que 83% dos universitários brasileiros já colaram, um dos
índices mais altos do mundo. Cem por cento dos alunos brasileiros já viram
alguém colando.
Nos meus tempos de aluno, havia gente
colando na grande maioria das provas. É difícil imaginar que os professores não
percebessem o que estava acontecendo. Em vários casos, os professores notavam e
então caminhavam pela sala, parando perto do "colador", ou às vezes
chamavam seu nome. Mas, se não me falha a memória, em onze anos de escola
jamais vi um único aluno perder a prova, a nota do bimestre ou sofrer sanção
mais séria por um delito que é provavelmente o mais grave para um ambiente em
que se preza o saber. O ensino da ética, em uma realidade assim, é um deboche.
Mais do que um deboche, é um desserviço: quando nossas escolas falam sobre o
tema e praticam o oposto, a mensagem implícita é que esse negócio de ética e
cidadania é papo-furado, pois já na escola os trapaceiros se dão bem. Melhor
seria não falar nada.