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quinta-feira, 3 de junho de 2010

ÉTICA COMO A ARTE DA CONVIVÊNCIA

Quando analisamos a questão da indisciplina na escola, observamos que, quase sempre, é conseqüência de dificuldade de relacionamento do aluno/a com seus pares, com os professores e demais profissionais e, destes com o aluno/a.

Neste mundo competitivo, individualista e “virtual” que estamos vivendo, relacionar-se com o “outro”, olho no olho, tornou-se uma Arte, “entendendo Arte no seu sentido grego (téchne) de habilidade, destreza e capacidade, que se adquirem através da prática (práxis) das ações continuadas e repetidas com o propósito de se firmarem e constituírem um caráter, uma disposição para viver-com ou conviver não apenas com os próximos imediatos, com nossos semelhantes, mas também com os ‘outros’, os diferentes – e aqui está o nosso maior desafio” (Migliori-1998).

Observamos uma dificuldade de perceber a delimitação de espaço e de direito: “onde termina o meu e começa o do outro” e de estabelecer como princípio da boa convivência a ética: “não fazer ao outro o que eu não quero que façam comigo”.

Ética em seu sentido de maior amplitude tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Segundo Sanchez Vasquez “A Ética é a ciência que estuda o comportamento moral do homem na Sociedade” (1975-p.12).

Frente a essa indisciplina que vivenciamos na escola, faz-se necessário reabilitar a ética como prática, no cotidiano. Uma ética como direcionamento de vida, de comportamentos pessoais e de ações coletivas, “Os indivíduos são capazes de se constituírem em sujeitos, na medida em que esses se percebem como parte de um coletivo, porque o sentido se concretiza no outro. Neste sentido a completude entre o eu e o outro não é de mero acoplamento, poste que não se trata de seres divididos que buscam no outro sua metade. E a sala de aula é a relação entre o professor e o aluno. Um encontra no outro sua identificação e, concomitantemente, sua negação, pois o professor pressupõe o aluno e vice-versa.” (Marques, 2003 p.58)

Segundo o PCN (1998, p.61) trazer a ética para o espaço escolar significa enfrentar o desafio de instalar, no processo de ensino e aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas de conhecimento, uma constante atitude crítica, de reconhecimento dos limites e possibilidades dos sujeitos e das circunstâncias, de problematização das ações e relações e dos valores e regras que os norteiam.


SANCHEZ VAZQUEZ, Adolfo. Ética/Adolfo Sanchez Vasquez; tradução de João DellÁnna.  27ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
MIGLIORI, Regina de Fátima; DISKIN, Lia; ESPIRITO SANTO, Rui Cezar do. Ética, valores humanos e transformação. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quartos ciclos; Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MARQUES, Jane Aparecida – Dissertação de Mestrado – As mil e uma faces do garoto BomBril: um estudo da reprodução recepção do discurso publicitário veiculado na mídia impressa. USP, 2003.

terça-feira, 1 de junho de 2010

BOA NOTÍCIA! UBERLÂNDIA TERÁ COLETA SELETIVA EM UM ANO!


Recebi esta notícia da minha aluna Jaqueline. 4º Período do Serviço Social - UNIPAC, e repasso para vocês.

Dentro de um ano será implantado em Uberlândia o projeto de coleta seletiva, que está em fase de estudo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A cidade conta hoje com duas associações de catadores para dar destino correto ao lixo reciclável. São 101 catadores cadastrados nas cooperativas da cidade.

A secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes, diz que visitou cidades como Jundiaí, São José do Rio Preto, Americana e Goiânia, onde já funciona a coleta seletiva, para trazer o modelo para o município.

De acordo com Raquel Mendes, um comitê foi criado para avaliar o processo da coleta em Uberlândia de 1996 até hoje, para viabilizar o melhor método a ser implantado. “O que a prefeitura faz atualmente é apoiar as cooperativas com a disponibilidade do galpão e da prensa”, disse. A intenção é associar o trabalho dos catadores de porta em porta com caminhões de coleta seletiva, o que prevê melhores condições de trabalho dentro do projeto, além de aumentar a renda dos catadores, que terão mais embalagens disponíveis.

Escolas municipais e empresas receberão ainda neste ano orientações de como separar e destinar as embalagens recicláveis para a coleta seletiva. “O processo começa pela educação e conscientização sobre a responsabilidade social de cada um”, afirmou Raul Perez, coordenador do núcleo de coleta.

Reciclável rende pouco. Catador de embalagens recicláveis em Uberlândia por oito anos, Sérgio Lino Ferreira atua desde 2003 como diretor financeiro da Cooperativa de Recicladores de Uberlândia (Coru). Ele diz que o material recolhido atualmente dá aos catadores muito trabalho, mas pouca renda. “A Coru recolhe materiais apenas de empresas e escolas, o que é pouco diante de todo o lixo reciclável da cidade. Precisa mesmo colocar a coleta seletiva”, disse. São em média 20 toneladas coletadas por mês.

Maria Aparecida Barroso, moradora do bairro Roosevelt, região norte da cidade, deixou de separar o lixo porque não tem quem recolha o reciclável. “Alguns catadores rasgam as sacolas de lixo e pegam as embalagens e papelão nas portas das casas para vender e fazem a maior bagunça”, disse. Ela veio de Itabira (MG), onde já existe a coleta seletiva, e está ansiosa para a implantação do projeto em Uberlândia.

OBA: A ESEBA - Escola de Educação Básica da UFU, desenvolve o Projeto 3 R´s na Escola e um dos nossos parceiros é a CORU.



domingo, 30 de maio de 2010

NOVIDADE NO BLOG



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Hoje postei um novo vídeo, que se encontra no final da página, sobre "Administração do Tempo", assunto pertinente nos dias de hoje. Devemos saber administrar o nosso tempo para não nos tornarmos escravos dele.

Desejo a todos/as um ótimo domingo e uma excelente semana, recheada de bons momentos. Beijos...

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