Utilizando-me da colaboração de Assistentes
Sociais, que escrevem artigos e teses de
mestrado e doutorado sobre o Serviço Social na Educação, fui construindo uma
bibliografia a respeito desse tema e hoje compartilho com vocês. Um abraço!
BIBLIOGRAFIA SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
ABREU. M. . Serviço Social e a
organização da cultura: perfil pedagógico da prática profissional. São
Paulo: Cortez, 2002.
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. O Serviço Social na educação. In: Revista Inscrita, nº 6. Brasília, 2000.
______, Parecer sobre os projetos de Lei que dispõem sobre a inserção do
Serviço Social na Educação. Caderno
Especial n. 26 – edição 4 a 25 nov./2005. Disponível em HTTP://assistentesocial.com.brAcesso:
jan./2006.
ALTHUSSER,
Louis. Serviço Social na Educação: uma inserção possível e necessária. Revista Inscrita. Brasília, DF, n. 6 p.
7-31, setembro, 2001.
AMARO, Sarita Teresinha Alves. Serviço Social na escola: o encontro da realidade
com a educação. Porto
Alegre: Sagra Luzzatto, 1997.
AZEVEDO, J. C. Escola: construção coletiva e participação popular. In:
SILVA. L. H. (org.) A escola cidadã no
contexto da globalização. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
BACKHAUS,
Berenice Beatriz. Prática do Serviço Social escolar: uma abordagem
interdisciplinar. Serviço Social &
Sociedade, São Paulo, ano 13 n. 38, p. 37-55, abr. 1992.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São
Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos).
BRASIL, Ministério da Justiça. Declaração
de Salamanca – sobre pincípios, políticas e práticas na área das
necessidades da educação especial. Brasília, 1994. Disponível em:
<HTTP//portal.mec.gov.br/seesp/arquipd/salamanca.pdf> Acesso em jan. 2005.
BRASIL. Constituição Federal de
1988.
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de junho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Secretaria de Estado da
Educação. Brasília/DF: Associação Brasileira de Editores de Livros, 1998.
BRASIL. Lei nº 9424/1996. Fundo
do Desenvolvimento e Manutenção do Ensino Fundamental e Valorização do
Magistério – Fundef.
BRASIL. Resolução CNE/CBE nº 2 de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais.
BRASIL.
Secretaria de Estado Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BUFFA, Éster; NOSELLA, Paolo. A
educação negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 3ª
Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CAMARDELO,
Ana Maria. Estado, educação e Serviço Social: relações e mediações no cotidiano. Serviço Social & Sociedade,
São Paulo, ano 15, n. 46, p. 138-162, jul. 1994.
CFESS. Serviço Social na Educação. Grupo de estudos sobre o Serviço
Social na Educação. Brasília: 2001.
_____, Resolução nº 273, de 13 de março de 1.993. Código de Ética Profissional do Assistente Social.
COSTA, S. F. A política de assistência social no contexto da educação
infantil: possibilidades e desafios para um trabalho socioeducativo. Disponível
em: HTTP://ssrevista.uol.br/c_v.6n.2_selma.htm.
Acesso em: jun. 2005.
FAZENDA, Ivani. Integração e
interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São
Paulo: Loyola. 1979.
FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo (org.) Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 1987.
FRIGOTTO. G. A. A produtividade
da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura
econômico-social e capitalista. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______, Educação e crise no
capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.
______. GENTILI, P. (org.) A
cidadania negada. Política de exclusão na educação e no trabalho. 3ª Ed.
São Paulo: Cortez, 2002.
GADOTTI, M. et. AL. Perspectivas
atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GENTILI, P. Pedagogia da
exclusão. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
GRASMCI. Os intelectuais e a
organização da cultura. 8ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
GRUPPI, L. O conceito de
hegemonia em Gramsci. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 4ª ed. Rio de
Janeiro. Edições Graal Ltda., 2000.
HELLER, A. O cotidiano e a
história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
IAMAMOTO. M. V. Serviço Social na
contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
______, Relações sociais e
serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São
Paulo: Cortez, 1982.
JOVCHELOVITCH, M. O processo de descentralização e municipalização no
Brasil. In: Revista Serviço Social e
Sociedade, ano XIX, n. 56, 1998.
LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. (orgs.). Educação escolar: políticas, estruturas e
organizações. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LUKÁCS, G. Ontologia do ser
social: os princípios ontológicos de Marx. São Paulo: Ciências Humanas,
1979.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. In: GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo
introdutório. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. O Serviço Social na área da Educação. In: Revista Serviço Social &
Realidade. V 8 Nº 1. UNESP, Franca: São Paulo, 1999.
MARTINS, E. B. C. Serviço Social: mediação Escola e Sociedade. Franca, 2001. 281p. Dissertação (Mestrado
em Serviço Social) – Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Câmpus de
Franca, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e Serviço Social: Elo para a construção da
Cidadania. Tese (Doutorado em
Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo - PUCSP, São Paulo, 2007.
MRECH, L. M. O que é educação
inclusiva. USP/SP. Disponível em:
<HTTP://www.inclusão.com.br/projetos_textos23.htm>. Acesso em: set. 2004.
NETTO, J. P. e CARVAOLHO, M. C. B. Cotidiano:
conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 1987.
NOSELLA, P. A escola de Grasmci. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1992.
OLIVEIRA. Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa (orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação:
análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.
PINTO, Rosa Maria Ferreiro. Política educacional e Serviço Social. São Paulo: Ed. Cortez, 1986.
PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do Assistente Social no
cenário educacional. Editora
UNESP, 2009.
PONTES, R. N. Mediação e Serviço
Social. São Paulo: Cortez, 1995.
SADER, Emir e GENTILE, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio
de Janeiro; Paz e Terra, 1998.
SANTOS, Ana Paula Nogueira da Silva. A “Sinfonia” da educação – novas perspectivas para
atuação do profissional de Serviço Social na Escola. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) –
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, rança, 2008.
SANTOS, André Michel dos. A Escola como espaço de atuação para o Assistente
Social: Trabalhando com grupos. Trabalho Final de Graduação – Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria/RS, 2005.
SANTOS, André Michel dos. As contribuições do Serviço Social para o
fortalecimento da Gestão Escolar. Monografia (Especialização em Gestão Educacional
) – Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Santa Maria/RS, 2009.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e Educação: uma questão em debate. In: Revista Interface, Natal, V.2 N.
1., 1995.
SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistemas – 1987. In:
LIBÂNEO. J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI. M. S. (orgs.) Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo:
Cortez, 2002.
SEVERINO. A. J. Educação,
Ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU, 1986.
SIMIONATTO. I. Gramsci: sua
teoria, incidência no Brasil, influência no serviço social. São Paulo:
Cortez, 1999.
TEIXEIRA, N. L. A. Parecer sobre os projetos de lei que dispõem sobre a
inserção do Serviço Social na Educação. Caderno
Especial, n. 26, 4ª ed. Disponível em:
<HTTP/WWW.assistentesocial.com.br> Acesso: 25 nov/2005.
TOMMASI, Livia, de.; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sergio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas
educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
XAVIER, Alexandra de Muros. Serviço Social e Educação: Análise do
reconhecimento social e das experiências profissionais construídas nos diversos
campos da política educacional. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) –
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
YASBECK, M. C. Classes
subalternas e assistência social. São Paulo: Cortez, 1992.