Seguidores

sábado, 24 de julho de 2010

Esta é uma brincadeira que começou no blog “Eternos romances”.
Agora chegou até  minhas mãos através da minha irmã Marineide
que tem quatro blogs interessantes, 
segue os links:

As regras são as seguintes:
 1- Responder as 3 perguntas abaixo:
a) Dizer o nome de um livro que considera eterno.

R: Poderia citar vários mas escolho "Paulo e Estevão" Emmanuel - Psicografado por Francisco Cândido Xavier.

b) Explicar o por quê?

R: O livro é muito bom e expõe uma forma diferente de 'olhar o Espiritismo'.
Na verdade eu passei a interpretar melhor até a Bíblia (novo testamento) após a leitura do mesmo.

c) Fazer um pequeno resumo da obra.

R: Romance apontado por Chico Xavier como o mais belo e emocionante livro por ele psicografado. Recorda as lutas e testemunhas por que passou Paulo de Tarso na tarefa de divulgação do cristianismo.
A leitura deste livro nos mostra a grandeza de Paulo de Tarso, que arrependido de uma postura radical que culminou no apedrejamento de Estevão - o primeiro mártir do cristianismo -, humildemente empreendeu acelerada revisão de conceitos e atendeu ao chamado de Jesus. Entre perseguições, enfermidades, zombarias, desilusões, deserções de companheiros, pedradas, açoites e encarceramentos, transformou sua vida num exemplo de trabalho através de dezenas de anos de lutas, empenhado em abrir igrejas cristãs e dar-lhes assistência.
Paulo e Estevão nos faz compreender como o amor apaga a multidão das faltas cometidas.

2-Escolher 3 blogs para participar da brincadeira.

Wanderley Pedrosa, Serviço Social e Direitos Sociais
Erenilza Caciliati, Serviço Social e Cidadania
Valéria, Psicopedagoga Valéria

3-Dizer que a brincadeira começou com o blog Eternos Romances.

R: Como eu já havia mencionado no início, a brincadeira começou
no blog Eternos Romances.










sexta-feira, 23 de julho de 2010

Desigualdade Social


Estudo regional divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aponta que a América Latina pode ser considerada a região mais desigual do mundo, pois abriga dez dos 15 países com maiores diferenças entre ricos e pobres do mundo.
Os países mais desiguais são, pela ordem, Bolívia, Haiti, Brasil e Equador. Os menos desiguais são Argentina, Uruguai, Venezuela e Costa Rica, segundo o estudo, que foi apresentado na Costa Rica.
"Embora tenha havido crescimento econômico nos últimos anos na América Latina e no Caribe, continua a existir uma persistente desigualdade", disse o subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Heraldo Muñoz. Ele também é diretor regional do programa da ONU para a América Latina e Caribe. Para ele, a desigualdade "precisa ser atacada e reduzida, caso contrário haverá erosão da coesão social e a destruição das instituições democráticas".
Levando em conta o índice de Gini, que mede o grau de desigualdade a partir da renda per capita - no qual zero corresponde à completa igualdade e um à extrema desigualdade -, no caso da Bolívia, seu índice é similar ao de Camarões, com 0,60. O Haiti atingiu 0,59, assim como África do Sul e Tailândia, enquanto Brasil e Equador registraram 0,56.
No caso dos países menos desiguais, como Costa Rica e Argentina, os pesquisadores da ONU apontaram que os níveis são de mais de 0,45. Nos países europeus, por exemplo, as médias do índice ficam entre 0,24 e 0,43.
De acordo com o coordenador regional do PNUD, Luis López, as pessoas mais afetadas pelas desigualdades são as mulheres e a população indígena e afrodescendentes. O responsável pelo relatório, Isidro Soloaga, comentou que na década de 1990 os governos iniciaram políticas de ataque à pobreza, mas elas ficaram estagnadas.
"As políticas para reduzir a elevada desigualdade devem chegar às pessoas, contemplar o conjunto de restrições que perpetuam a pobreza e a desigualdade, e as pessoas devem ser agentes de seu próprio desenvolvimento", analisou Soloaga. 
AE-AP - Agência Estado

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Trabalho Voluntário: Pastoral da Criança

Todos/as que me conhecem sabem que sou voluntária da Pastoral da Criança há 23 anos. Conheci a Pastoral em São José do Rio Preto em 1987 e de imediato me identifiquei com esse trabalho maravilhoso de valorização da Vida e hoje vou relatar aqui minha tragetória na Pastoral e falar da importância que esse trabalho voluntário teve e tem na minha vida e na minha profissão.

Em Rio Preto atuei junto à coordenadora diocesana, na equipe de capacitação de novas lideranças e coordenadora paroquial, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Em Franca/SP coordenei a pastoral na Diocese por 3 anos. Uma experiência maravilhosa e graças a esse trabalho, iniciei o curso de Serviço Social na UNESP de Franca em 1995.

Em Uberlandia coordenei a Pastoral da Criança na Diocese por 4 anos, fiz parte da coordenação estadual por 5 anos e hoje faço parte do Conselho Econômico da Patoral da Diocese de Uberlândia.


A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. É uma sociedade civil de direito privado, é de natureza filantrópica, sem fins lucrativos.
T
em como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também de sua família e comunidades. Seu intuído é reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição e contribuir para a promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde o nascimento aos seis anos de idade, promover também suas famílias e comunidades.

A metodologia da Pastoral da Criança consiste na organização da comunidade e na capacitação dos líderes voluntários dessa comunidade, que tem como tarefa orientar e acompanhar entre 10 e 15 crianças, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social.  A formação de uma rede solidária de apoio às famílias mais pobres, em especial às mães ou aos responsáveis pelas crianças é um instrumento fundamental dessa estratégia. 

Existem no Brasil contradições sociais, onde mulheres e crianças são as mais afetadas pela desigualdade social, diante dessas mazelas sociais, a Pastoral da Criança atua em prol das mulheres/gestantes e crianças, sendo o seu foco principal de trabalho as crianças, mas não deixando de cuidar da família e da comunidade, a Pastoral da Criança abrange todos os estados brasileiros, incluindo as áreas indígenas e quilombolas, e está presente também em vários países da América Latina e da África.

Foi através desse trabalho voluntário que decidi fazer o curso de Serviço Social. O que aprendi enquanto voluntária muito contribuiu para a minha formação profissional e hoje contribuo com a pastoral com o aprendizado adiquirido no curso e exercício da profissão. É uma troca que me enriquece e que me faz ser um ser humano melhor.

Se você quiser conhecer melhor esse trabalho em favor da vida, entre em contato com a Diocese de sua cidade e, em Uberândia o contato pode ser feito através do telefone 3232-3432.



domingo, 18 de julho de 2010

Férias


Amigos/as estou de férias e estou em São José do Rio Prêto, revendo irmãs, sobrinhos e comemorando o aniversário da minha mãe, que foi ontem.

Volto para Uberlândia na terça-feira e colocarei novas postagens. Beijos....

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo