Seguidores

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Olá!

Segue continuação do artigo postado ontem: "Ética e Moral na Escola".

MORAL PRIVADA E MORAL PÚBLICA:
A sociedade dispõe de parâmetros compartilhados (moral) que organizam as relações entre os indivíduos. Uma pessoa honesta é aquela que não mata, não rouba, não jura em falso, não mente. No entanto esta é a moral particular, pessoal, que organiza a vida privada.
A moral pública supõe uma maturidade humana e de atitudes que capte as situações como um todo, que preveja uma solução e suas conseqüências sociais e humanas a longo prazo.

Os objetivos mínimos da política são a ordem pública interna e a defesa da integridade nacional nas relações com os demais estados. Entretanto, a ética política não se contenta com uma honestidade moral genérica. Exige uma honestidade moral específica determinada pelo bem moral que é a democracia. Este bem humano cria para todos os humanos, sem exclusão, um espaço de liberdade e auto-realização.
Para um político não bastará ser honesto, deverá ser capaz de ações pautados pela prudência, pela justiça, pela temperança e pela fortaleza, para que, na vida pública possa reivindicar a democracia. Onde os homens sejam atores e não súditos. Onde o estado seja constitucional e os direitos de liberdade sejam assegurados.
A Ética Política não pode se fundamentar apenas na honestidade pessoal, mas em regras de jogo válidas para todos. Os ideais de liberdade, dignidade e solidariedade esbarram em egoísmos, conflitos e violências, pois uma parte da população ainda rejeita sua própria contribuição para a vida da comunidade. A contradição entre o ideal e o possível pode ser equacionado atribuindo um sentido humano à política, onde o homem seja um fim e não uma coisa ou um meio. Ela estará, então, em função do homem e de sua realização como tal.
Os gregos podiam gravar éthos com a letra “eta” (Ё) e com a letra “épsilon” (Â). No primeiro caso, éthos significava costumes e hábitos; no segundo caso, costumes e hábitos também, mas acrescida da idéia de comportamentos associados ao temperamento.

Sabemos que a vida individual dos gregos em nada se parecia com a nossa. A vida democrática deles também não era como a nossa vida democrática. Eles viviam na pólis e para a pólis. Mantendo uma “unidade” com a cidade, seus hábitos particulares, do âmbito privado, se fundiam com seus hábitos coletivos.

Sendo assim, regras de conduta coletivas e individuais se aproximavam muito. O temperamento, algo do indivíduo, seria o elemento diferenciador.

No nosso caso, nossa vida democrática tem a ver não somente com o governo do demos, do povo, como na Grécia. Nossa democracia se articulou com a doutrina moderna do liberalismo, a idéia de “viver e deixar viver”, a idéia do comércio livre, do ir-e-vir livre, a idéia da tolerância (religiosa e de outros tipos) e, enfim, o apreço pelas “liberdades e garantias individuais” diante de poderes coletivos, como o poder emanado do demos no comando da política.

Nossa democracia liberal, portanto, pressupõe uma cidade onde a vida individual se põe diante de seu Outro, a cidade moderna. Daí que regras coletivas e regras individuais não diferem apenas por conta de “temperamento”. Diferem por uma série de outras razões, inclusive, por exemplo, pelo fato dos habitantes da cidade, os cidadãos, poderem ser de nacionalidades diferentes – a cidade moderna contém, digamos assim, “gregos” e “bárbaros” com título de cidadania. Assim, apreendemos uma palavra distinta de éthos para denominar costumes e hábitos que são do âmbito do individual e do privado. Usamos a palavra latina mores. Daí a palavra “moral”.

Portanto, ética tem a ver com regras postas para nós todos enquanto habitantes da cidade, enquanto transeuntes no interior da esfera pública; e moral tem a ver com as regras postas para nós em nossa vida individual, familiar, íntima – quando somos transeuntes da esfera privada. Por isso mesmo, problemas relativos a relações conjugais e sexuais são ditos problemas morais, enquanto que problemas de corrupção de governo são ditos problemas éticos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo