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sábado, 18 de dezembro de 2010

CENÁRIOS DE NATAL

O fim de ano traz de volta a questão que fecha o célebre soneto de Machado de Assis: “Mudaria o Natal ou mudei eu?”.

Alguns dizem que mudamos sempre para sermos os mesmos. Somos nós que mudamos  ou mudam as circunstâncias?

Alguém pergunta: e se Jesus nascesse hoje? Ele, decerto, seria o mesmo:  pobre, excluído, perseguido.

Mas a cidade seria muito diferente: condomínios fechados, prédios com  seguranças, casas com cercas elétricas sobre os muros e nenhuma estrebaria
O presépio teria lugar sob alguma marquise ou debaixo de um viaduto. Não  havendo cocho nem palha, o berço seriam caixas de papelão.
Na falta do calor dos animais, o fogo aceso em latas por moradores de rua  que tomariam o lugar dos pastores.

Em vez de ouro, incenso e mirra, o que teriam esses magros substitutos dos  Reis Magos para oferecer ao Menino e a seus pais?

Um gole de cachaça, um marmitex requentado, uma pedra de crack?

Há quem até tire de cena esse dramático presépio para compor um quadro  trágico, como o poeta Gabriel Bicalho que vê Maria “na fila do sus /  abortando jesus!”.

Vamos prosseguir com cenários mais otimistas: Jesus nascendo em uma barraca,  num campo de refugiados mantido pela ONU. O rei Herodes é agora apenas uma figura bíblica, mas existem poderes que  cedem à xenofobia.

Talvez a sagrada família esteja fugindo com imigrantes ilegais na América do  Norte, junto a ciganos e muçulmanos na  Europa ou no meio de tribos derrotadas na África, para escapar da prisão ou  de um serviço completo de limpeza étnica.

Pode ser ainda que Jesus cresça na favela e que, não querendo se tornar  serviçal dos traficantes, seja um dos meninos a entregar bilhetes  de boas-vindas aos soldados que trazem a possibilidad e da paz. Ou quem  sabe, em outro cenário de conflito, Jesus seja um dos alunos da escola do  MST que se destacou no ENEM? Talvez, por fim, Jesus tenha vindo morar, adotado,  em nossa casa. Ele é “a criança tão humana que é divina”, como no poema de Fernando Pessoa: “é o divino que sorri e que brinca”.
 
Quando assiste ao telejornal ao nosso lado, ele  “ri dos reis e dos que não são reis, tem pena de ouvir falar das guerras e
dos comércios”. Ele brinca com nossos sonhos, dizendo  “que não há mistérios no mundo” e que a vida vale a pena.

Afonso Guerra-Baião

OBS: Recebido através de e-mail, enviado por minha amiga Bete Pupin


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudantes comemoram aprovação dos 50% do pré-sal para educação!


Após meses de ampla campanha realizada em todo o Brasil pelas entidades estudantis em defesa do patrimônio brasileiro, o grito das ruas finalmente ocupou as galerias da Câmara Federal e levou os deputados a uma decisão histórica. Por 204 votos a favor, 66 contra e duas abstenções, o Congresso Nacional aprovou na noite da quarta-feira (1) o projeto de lei do pré-sal que cria o Fundo Social e muda o sistema de exploração do petróleo de concessão para partilha.

Tema original do Projeto de Lei 5940/09, o Fundo Social, criado com a aprovação do substitutivo do Senado, terá recursos da exploração do petróleo do pré-sal para aplicação em programas sociais. O texto aprovado reserva metade do dinheiro para programas de educação. Desse total, 80% deverão ser direcionados à educação básica e infantil.

As entidades União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) comemoram a aprovação do projeto como uma vitória histórica para os estudantes, professores e todos que lutam para aumentar os recursos destinados à educação brasileira, com objetivo do país alcançar 10% do PIB em investimentos na área.

Desde que foi anunciada a descoberta da camada pré-sal e seu potencial, as entidades estudantis defendem que essa riqueza permaneça nas mãos dos brasileiros, reparando um erro histórico que o pais cometeu em determinados ciclos de riqueza.

Dívida histórica

“Não há política pública mais efetiva do que a Educação”, defende o presidente da UNE, Augusto Chagas. “É uma grande oportunidade saldar uma dívida histórica com os brasileiros, com real investimento em Educação. Esse patrimônio deve servir ao país!”. Chagas lembra que não pode acontecer com o pré-sal o que já houve com o pau-brasil, com o café, exemplos de ciclos econômicos que estão registrados nos livros de história mas não se traduziram em benefícios à população.

“É uma grande vitória. Investir em educação é construir uma nação forte e soberana”, declarou o senador Inácio Arruda nos primeiros minutos da manhã desta quinta-feira. Arruda é autor da emenda que diz que 50% do total da receita destinada ao Fundo Social “deverão ser aplicados em programas direcionados ao desenvolvimento da educação". “Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de contribuir para a transformação de nossa realidade através da educação”, completou a co-autora do texto, senadora Fátima Cleide (PT-RO).

Muita celebração e congratulações circularam na web pelo microblog Twitter, ferramenta que o movimento estudantil usou para alertar os brasileiros e sensibilizar parlamentares durante grande mobilização da cibermilitância que desencadeou uma guerrilha virtual capitaneada pela UNE.

Agora, é pressionar o executivo

Para o presidente da UBES, Yann Evanovick, essa é a vitória de uma geração. “Após a conquista do volto aos 16, essa foi a nossa maior vitória. Precisamos reafirmar o nosso posicionamento para que consigamos a sansão presidencial. E essa mobilização tem de ser feita de forma maciça pelo movimento estudantil e a juventude brasileira, para que o presidente Lula se sensibilize com essa necessidade e não vete os 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação”, convocou.

"A conquista de 50% do Pré-Sal pra Educação é motivo de muita comemoração para a ANPG. Há muito estamos construindo essa campanha em conjunto com a UNE e a UBES. É hora do Brasil pagar de uma vez por todas a dívida histórica com a Educação. A expectativa agora é que haja investimentos em Conhecimento Científico, através do aumento de bolsas de Iniciação Científica, por exemplo. Popularizar a ciência no Brasil é necessário! A batalha das entidades estudantis continua", destacou a presidente da ANPG, Elisangela Lizardo.

Histórico de lutas pelos 50% do pré-sal para a educação

Foi em março deste ano, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que a emenda dos 50% do pré-sal para a educação tomou corpo e foi protocolada no parlamento. Enquanto estudantes batalhavam no auditório Ulysses Guimarães para aprovar textos na Conae que garantissem mais financiamento da educação, diretores da UNE e a da Ubes coletavam assinaturas de senadores para apresentação de emenda ao PL da Câmara que cria o Fundo Social, destinando 50% para a educação. A emenda, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e da senadora Fátima Cleide (PT-RO) foi aprovada em junho na Casa. No texto ficou assegurado que dos recursos, 80% deverão ser direcionados à educação básica e infantil e o restante no ensino superior.

Mas essa mobilização teve início bem antes. Em setembro de 2009 a UNE lançou a campanha que ganhou corações e mentes em território nacional e conseguiu unificar uma pauta de mobilização de todo o movimento educacional. O tema: “50% do Fundo social do Pré-Sal para educação e por um novo marco regulatório do petróleo com monopólio estatal”.

Para o presidente da UNE, essa bandeira que a entidade passou defender coloca os estudantes “novamente como protagonistas de um momento ímpar para o Brasil”, a exemplo da histórica campanha “O Petróleo é Nosso” que culminou na criação da Petrobras.

Debates pelo país foram realizados pela UNE para esclarecer o objetivo da campanha e conscientizar os brasileiros sobre a necessidade de que essa riqueza fique nas mãos dos brasileiros.

Destaque ainda para a jornada de lutas 2010, que teve papel fundamental na mobilização da rede estudantil pelos “50% do pré-sal para a Educação”. Essa foi a principal bandeira, defendida nas ruas de todas as capitais.

Fonte: Estudantenet

OBS: Notícia recebida, por e-mail, através da minha ex-aluna Naara.

domingo, 12 de dezembro de 2010

PRÊMIO DARDOS

Pela segunda vez este Blog recebe o Selo do Prêmio Dardos. Desta vez oferecido por Erenílza do Blog "Serviço Social e Cidadania": http://servicosocial-erenilza.blogspot.com

"O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada Blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, . literários, pessoais, etc...que em suma, demonstrem sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras e suas palavras. Este selo foi criado com a intenção de promer a confraternização entre os Blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor a web."

Obrigada Erinilza!

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