Seguidores

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Boa tarde!

Hoje vou iniciar a postagem de um texto que considero relevante para reflexão no âmbito escolar: "ÉTICA E MORAL NA ESCOLA" escrito por Paulo Chiraldelli Jr. Como o texto é longo vou dividí-lo para ficar menos cansativo a leitura.

Desejo um bom final de tarde a todos e uma ótima noite.Beijos...


ÉTICA E MORAL NA ESCOLA

Texto de Paulo Ghiraldelli Jr

É comum pensar que ética e moral são sinônimos. No entanto é possível diferenciar os dois significados. Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes.
A moral se relaciona com o comportamento prático do homem.
Ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral. Por mais que variem os enfoques filosóficos ou as condições históricas, algumas noções, mesmo que abstratas permanecem firmes e consistentes na ética. Uma delas é a questão de distinguir entre o bem e o mal.
Agir eticamente é agir de acordo com o bem. Definir o que é bem e o que é mal é um outro problema, no entanto, ética é a escolha pela qual se exclui ou se opta pelo bem ou pelo mal.
Pessoa ética é aquela que pauta seu comportamento optando sempre, ou seja, age consciente de suas escolhas e se responsabiliza por elas.
Ética não é uma especulação idealista do discurso abstrato. É uma ciência prática, que trata de questões práticas, da ação, não apenas do discurso. Supor que os homens e as mulheres possam fazer suas escolhas e se responsabilizar por elas, implica em admitir que o ser humano é livre.
A ética nos lembra normas e responsabilidades. Se podemos obedecer uma norma, supõe que também possamos desobedecê-la.
No entanto, a ética não é a descrição do comportamento, é a reflexão sobre o comportamento que se deve ter na vida privada e na vida pública.
Esta reflexão gera angústia, que é a experiência humana de ser livre. Experiência de optar e ter que optar. Não só a angústia diante do mal, mas também a que sente diante do bem, quando optou pelo mal.
A ética se preocupa com as formas humanas de resolver as contradições entre a necessidade e a possibilidade, entre o individual e o social, entre o econômico e o moral, entre o corporal e o psíquico, entre o natural e o cultural e entre a inteligência e a vontade.
Estas contradições brotam do fato de que o homem não é o que apenas é, ele precisa tornar-se um homem realizando em sua vida a síntese das contradições.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo