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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL - UM ESTADO DA ARTE


A importância dos professores para a oferta de uma educação de qualidade
para todos é amplamente difundida e reconhecida pelas sociedades
contemporâneas. No entanto, um dos problemas que se tem enfrentado nesse
campo é a falta de políticas docentes que sejam capazes de formar, atrair e
manter em sala de aula bons profissionais da área. Dada a importância do
tema, a UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação, desenvolve um
estudo sobre o estado da arte das políticas docentes no Brasil.

O objetivo deste estudo é subsidiar ações mais integradas que contribuam
para superar entraves que vêm sendo identificados na área, com vistas à
melhoria da qualidade da educação e da condição de exercício de cidadania
das populações de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas
redes de ensino do país. Para isso, a UNESCO e o MEC contaram com a
colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, mobilizadas
com o apoio do CONSED e da UNDIME, respectivamente, no que se refere ao
fornecimento de documentos e materiais relativos à formação, carreira e
apoio aos docentes dessa rede escolar. Além disso, a fim de complementar o
estudo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a algumas secretarias
escolhidas devido à implementação de políticas docentes que têm sido
reconhecidas em âmbito nacional. Além de contribuir com os governos federal,
estaduais e municipais brasileiros, este estudo deverá contribuir com o
estado da arte sobre docentes regional que está sendo coordenado pela OREALC
no âmbito da estratégia global da UNESCO sobre o tema docente.


TÍTULO DA OBRA: Políticas docentes no Brasil: um estado da arte Brasília: UNESCO, MEC, 2011. 297 p.


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Cópias impressas disponíveis para instituições: como solicitar


OBS: Informe recebido através de e-mail, enviado por Profª Claudia.
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