Seguidores

domingo, 15 de agosto de 2010

COLÉGIOS DE APLICAÇÃO


Em todo o mundo há mais de cem Colégios de Aplicação ligados a faculdades e universidades. Cada uma dessas escolas se diferencia por funcionar conforme as necessidades da instituição a que se vincula. Os professores dessas instituições são doutores, mestres e pesquisadores envolvidos com o ensino nos níveis pré-escolar, básico, médio e superior. Os Colégios de Aplicação apresentam propostas inovadoras de reforma escolar e destinam-se a educar alunos e formar futuros professores. Por essa razão e graças ao nível de competência de seu corpo docente, tais escolas oferecem um alto padrão de ensino, permitindo aos estagiários observar abordagens pedagógicas eficazes.

Os princípios que nortearam a criação destas escolas, levaram-nas a serem conhecidas como escolas-laboratório, cuja missão tem sido oferecer uma abordagem educacional inovadora, direcionada para o desenvolvimento de alunos e professores.

São funções dos colégios de aplicação: educação básica, desenvolvimento da pesquisa; experimentação de novas práticas pedagógicas; formação de professores; criação, implementação e avaliação de novos currículos; e capacitação de docentes.

Pesquisa – Criar um ambiente propício para uma variedade de pesquisas que possam ser realizadas por professores do ensino fundamental e médio, professores universitários, estagiários e outros.

Experimentação – Oferecer um laboratório de recursos humanos para a realização de experiências, desenvolvimento e aprimoramento de inovações que possam ou não estar diretamente vinculadas à pesquisa.

Campo de Estágio – Permitir ao estagiário observação e participação em um ambiente educacional de qualidade, viabilizando uma prática significativa e de alto nível para os que precisam de uma experiência mais rigorosa antes de concluírem o curso de graduação.

Desenvolvimento de Currículo – Possibilitar um ambiente adequado para a criação, testagem, implementação e avaliação de novos currículos e estratégias de ensino.

Extensão – Propiciar um local favorável para a capacitação de docentes e de pessoal técnico-administrativo vinculado ao ensino.

Relação dos Colégios de Aplicação no Brasil

Colégio de Aplicação da UFRGS
http://www.cap.ufrgs.br/
Colégio de Aplicação da UFSC
http://www.ca.ufsc.br/
Colégio de Aplicação da UFRJ
http://www.cap.ufrj.br/
Escola de Educação Básica da UFU
http://www.eseba.ufu.br/
Escola Fundamental do CP da UFMG
http://cp.ufmg.br/
Colégio de Aplicação “João XXIII” da UFJF
http://www.joaoxxiii.ufjf.br/
Colégio de Aplicação da UFS
http://www.ufs.br/
Colégio Universitário da UFMA
http://www.ufma.br/index.php
Núcleo de Educação Infantil da UFRN
http://www.nei.ufrn.br/
Colégio de Aplicação da UFPE
http://www.ufpe.br/
Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA
http://www.cultura.ufpa.br/pedagogia/
Colégio de Aplicação da UFAC
http://www.ufac.br/orgaosup/cap/index.html
Escola de Aplicação da UFRR
http://www.ufrr.br/

Disponível em: http://cp.ufmg.br/colegiosdeaplicacao.php

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo