Seguidores

quarta-feira, 9 de junho de 2010

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO PRESENTE - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL COM EDGAR MORIN

UNESCO, a Universidade Estadual do Ceará, associadas à Universidade Católica   de Brasília e à Universidade de Barcelona, acreditando na relevância das idéias e ideais estabelecidos na obra de Edgar Morin – Os Sete  Saberes  necessários  à  Educação do  Futuro   propõem-se a  realizar, em Fortaleza/Ceará, no período de 21 a 24 de setembro de 2010, a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente - e a encaminhar suas recomendações e sugestões à Assembléia Geral das Nações Unidades, até o final de 2010, para os devidos encaminhamentos de natureza político-administrativa.

Este evento terá como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pelo Sr. Dr. Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil.

Esta conferência tem por objetivos desenvolver uma escuta pedagógica sobre as facilidades e dificuldades apresentadas pela comunidade educacional no desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes com as questões propostas no referido documento e extrair, dos diferentes círculos de diálogos e das conferências plenárias, elementos substantivos capazes de nortear possíveis recomendações a serem encaminhadas às diferentes instituições nacionais e internacionais, para futuros desdobramentos e financiamentos de projetos e atividades relacionadas a esta temática.
Pretende-se, também, iniciar um profícuo diálogo entre escolas e universidades, para intercâmbio de saberes e de práticas pedagógicas capazes de iluminar novos cursos de formação docente, a partir da complexidade.

Outro objetivo importante refere-se ao interesse no compartilhamento de experiências inovadoras fundamentadas na complexidade, na transdisciplinaridade e na ecoformação, capazes de colaborar para o desenvolvimento de uma pedagogia alternativa, a partir desses referenciais teóricos.

A estrutura de conteúdos da Conferência está organizada ao redor ao redor dos seguintes blocos temáticos: 
  • As cegueiras do conhecimento; 
  • Os princípios do conhecimento pertinente; 
  • Ensinar a condição humana; 
  • Ensinar a identidade terrena; 
  • Enfrentar as incertezas; 
  • Ensinar a compreensão; 
  • A ética do gênero humano; 
  

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo