Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aula à distância não é fast-food.


Uma liminar da Justiça Federal proibiu a veiculação da campanha do Conselho Federal do Serviço Social que compara o ensino à distância de Serviço Social à alimentação fast-food.

A liminar foi concedida pelo juiz federal Haroldo Nader, da 8.ª Vara de Campinas (SP), em ação cautelar movida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (Anated).

Intitulada "Educação não é fast-food - diga não à graduação a distância em Serviço Social", a campanha começou a ser veiculada em maio. Além de 13 filmes no YouTube, foram feitos spots em rádios comunitárias e material gráfico, como adesivos e cartazes associando o ensino a distância à alimentação de baixa qualidade. Em um dos filmes, por exemplo, um atendente recebe uma moça em uma lanchonete para oferecer um "combo" educacional.

No site do CFESS estão descritas as motivações da campanha, como na pergunta: "Já imaginou trocar suas refeições por um lanche rápido durante quatro anos? É exatamente isso que ocorre com quem escolhe o ensino de graduação à distância em Serviço Social". Para o magistrado, o modo como estudantes e tutores são tratados é "pejorativo". O descumprimento pode levar a uma multa diária de R$ 1 mil.

Contraponto

O Conselho Federal do Serviço Social  não quer se manifestar até ser oficialmente notificado da liminar. Em nota no site, todavia, reafirma que vai "prosseguir com a divulgação de seu posicionamento político
em defesa da educação pública, laica, presencial e de qualidade".

Apesar da campanha contra o ensino à distância de Serviço Social, o CFESS continua cadastrando os estudantes formados nessa modalidade.

OBS: Notícia recebida por e-mail, enviada pela 12º turma Serviço Social UNIPAC

Um comentário:

Fernanda Reis disse...

Odete! Gostei muito do seu blog, principalmente do post Bibliografia de serviço social e educação.
Agora estou escrevendo minha monografia e ajudou muito meu levantamento bibliográfico.
Gostaria muito de sua ajuda porque com a greve dos servidores das universidades federais, estou sem biblioteca, então não tenho como pegar grande parte dos textos que preciso ler para minha monografia sobre serviço social e educação. Poderias me ajudar com algum texto que tiveres em arquivo daqueles que vc postou na bibliografia? Aqui na ufsc escrevemos a monografia em apenas um semestre, então estou correndo contra o tempo e a greve me deixou de mãos atadas. Agradeço muito se vc puder me ajudar.
Meu e-mail é: fernanda.reis89@gmail.com
Desde já, obrigada.
Aguardo contato!

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo