Seguidores

terça-feira, 1 de junho de 2010

BOA NOTÍCIA! UBERLÂNDIA TERÁ COLETA SELETIVA EM UM ANO!


Recebi esta notícia da minha aluna Jaqueline. 4º Período do Serviço Social - UNIPAC, e repasso para vocês.

Dentro de um ano será implantado em Uberlândia o projeto de coleta seletiva, que está em fase de estudo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A cidade conta hoje com duas associações de catadores para dar destino correto ao lixo reciclável. São 101 catadores cadastrados nas cooperativas da cidade.

A secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes, diz que visitou cidades como Jundiaí, São José do Rio Preto, Americana e Goiânia, onde já funciona a coleta seletiva, para trazer o modelo para o município.

De acordo com Raquel Mendes, um comitê foi criado para avaliar o processo da coleta em Uberlândia de 1996 até hoje, para viabilizar o melhor método a ser implantado. “O que a prefeitura faz atualmente é apoiar as cooperativas com a disponibilidade do galpão e da prensa”, disse. A intenção é associar o trabalho dos catadores de porta em porta com caminhões de coleta seletiva, o que prevê melhores condições de trabalho dentro do projeto, além de aumentar a renda dos catadores, que terão mais embalagens disponíveis.

Escolas municipais e empresas receberão ainda neste ano orientações de como separar e destinar as embalagens recicláveis para a coleta seletiva. “O processo começa pela educação e conscientização sobre a responsabilidade social de cada um”, afirmou Raul Perez, coordenador do núcleo de coleta.

Reciclável rende pouco. Catador de embalagens recicláveis em Uberlândia por oito anos, Sérgio Lino Ferreira atua desde 2003 como diretor financeiro da Cooperativa de Recicladores de Uberlândia (Coru). Ele diz que o material recolhido atualmente dá aos catadores muito trabalho, mas pouca renda. “A Coru recolhe materiais apenas de empresas e escolas, o que é pouco diante de todo o lixo reciclável da cidade. Precisa mesmo colocar a coleta seletiva”, disse. São em média 20 toneladas coletadas por mês.

Maria Aparecida Barroso, moradora do bairro Roosevelt, região norte da cidade, deixou de separar o lixo porque não tem quem recolha o reciclável. “Alguns catadores rasgam as sacolas de lixo e pegam as embalagens e papelão nas portas das casas para vender e fazem a maior bagunça”, disse. Ela veio de Itabira (MG), onde já existe a coleta seletiva, e está ansiosa para a implantação do projeto em Uberlândia.

OBA: A ESEBA - Escola de Educação Básica da UFU, desenvolve o Projeto 3 R´s na Escola e um dos nossos parceiros é a CORU.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo