Seguidores

domingo, 9 de maio de 2010

RELATO DE EXPERIÊNCIA


O Serviço Social na Educação é relativamente novo e o profissional precisa conquistar seu espaço.

Para respaldar nossa prática profissional, não só no campo da Educação mas em qualquer campo, nosso grande aliado é o Código de Ética Profissional, que embasam nossas ações e nos orientam para um agir profissional, de acordo com o Projeto Ético Político Pedagógico.

Na Eseba – Escola de Educação Básica da UFU,  o Serviço Social já existia há quase 20 anos, não com as características e atribuições que hoje lhes é designada.
       
Quando iniciei o trabalho nesta Escola, em agosto de 2008, depois de conhecer a instituição e fazer uma leitura da conjuntura, apresentei à direção um plano de trabalho, onde estava colocado as atribuições e competências do Assistente Social na Escola. Fiz isso baseada nas leis estadual e municipal que implanta o Serviço Social na Escola, em Minas Gerais e em Uberlândia..

A direção gostou muito e fez a apresentação da proposta e da minha pessoa para os docentes na reunião do Conselho.

Iniciei meu trabalho pela organização dos arquivos, criei formulários para facilitar o atendimento e encaminhamentos e realizei uma pesquisa para levantamento do perfil sócio econômico cultural dos alunos.

O Serviço Social na Eseba atua junto com a direção da Escola e participa de todas as reuniões da direção, fóruns dos discentes, assembléias, conselhos docentes, conselho dos coordenadores, CPA. Faz parte da comissão coordenadora do Projeto 3 R´s, que é um projeto institucional, para trabalhar as questões do meio ambiente na escola, da Comissão dos Técnicos Administrativos, da comissão de Elaboração da Carta de Princípios da Eseba, que culminará na construção do Projeto Político Pedagógico Institucional e Regimento Interno. Assessora a APM e o grêmio estudantil.

Atua junto à assessoria especial pedagógica, ao SEAPPS – Setor de Apoio Psicopedagógico e Social e ao CARO Aluno e Professor (Coordenação Acadêmica Relação e Orientação ao Aluno e Professor), no atendimento aos docentes, discentes e família.

Uma contribuição significativa que o Serviço Social tem realizado na Eseba, segundo a direção e docentes, é no que se refere ao contato com as famílias dos alunos, que através de visitas domiciliares, atendimentos e entrevistas aos pais, está sendo possível conhecer melhor a realidade dos alunos e fazer aproximação entre família e Escola.

Outra contribuição realizada junto à comunidade escolar, é no sentindo de esclarecer sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, previstos no ECA, papel do Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, Delegacia do Adolescente, e a relação e a intermediação da Escola com estes órgãos.

Mesmo sem ter sido solicitado, faço mensalmente relatórios quantitativo e qualitativo, para a direção e assessoria pedagógica, numa forma de registrar e tornar claro o trabalho realizado, pois o principal instrumento de trabalho do Assistente Social é a linguagem, oral e escrita, porque é através dela que nos comunicamos, mostramos nossas intencionalidades e nossas capacidades, esclarecemos e socializamos direitos e deveres, escrevemos os relatórios, os pareceres, que registram nossa prática.


Odete Dan Ribeiro
Assistente Social - CRESS 5408

6 comentários:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Amiga!
Teu trabalho, além de muito importante, é interessante!!! E o blog está cada vez mais lindo!!!
Bjs! Muitos!

Anônimo disse...

Olá Odete, meu nome é Isabel mora em Sergipe e sou estudante de Serviço Social estou começando o meu TCC e o tema escolhido foi A inserção do Assistente Social na àrea educacional, já que no meu Estado ainda não existe assistente social nas escolas públicas, gostaria que se você pudesse orientar com alguns autores ou textos e projetos produzidos por você ficaria muito grata, pois só tenho seis meses para finalizar o meu projeto. Obrigada, abraços Isabel Andrade Vilanova.
Email:isabelandradevilanova@hotmail.com

odetedan disse...

Isabel será um prazer ajudá-la. Vou postar ainda hoje indicação de Bibliografia sobre o Serviço Social na Educação. Acompanhe meu blog fazendo o login para fazer seu registro e podermos nos comunicar melhor ok? Um abraço!

Anônimo disse...

Odete, é interessante você compartilhar tais relatos no campo da educação, pois tenho uma paixão enorme e sou atualmente professor de geografia e terminei a graduação em serviço social recentemente. gostaria de receber algumas sugestões de bibligrafia sobre o seviço social na educação para a fazer um projeto para a abertura do campo em São Mateus - ES e aguardo noticias.

Atenciosamente,

Wendel Rengel

email: wbrengel@hotmail.com
wbrengel@gmail.com.br

Carmem disse...

Ola Odete,

Gostaria de parabenizá-la pelo Blog e dizer que como Assistente Social me sinto orgulhosa de termos alguem como voce, divulgando informações importantes aos demais companheiros de profissão.

Meu nome é Carmem Nascimento, sou Assistente Social em Araxá, e temos um Núcleo que esta estudando a implantação das Assistentes Sociais nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais.
Pelo que pude perceber voce tem grande experiencia neste processo de implantação, gostaria de podermos contar com seu apoio e orientação para inserção dos profissionais nas escolas de nosso municipio.

Por favor voce poderia compartilhar conosco, a lei municipal que regulamenta o projeto em seu municipio, requisitos exigidos, de que forma podemos solicitar a inserção das escolas estaduais, enfim tudo o que voce puder nos repassar de informações.

Estamos com intenção de realizar um Seminário "A IMPORTANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS", e gostaríamos muito de poder contar com sua participação e experiencia.

CARMEM COSTA DE ANDRADE NASCIMENTO
CRESS 13273 -ARAXÁ-MG
TELS: 34-3662-8981- 34-36641939
E-mail: carmem.social@gmail.com

NAS - Núcleo de Assistentes Sociais de Araxá - MG disse...

Odete querida.
Em Araxá no dia 25/08, irá acontecer o Fórum sobre segurança nas escolas, organizado pela Assembléia Legislativa e está com inscrições abertas ao Alto paranaíba e região.
Nós Assistentes sociais de Araxá, faremos uma mobilização neste evento contando com o apoio do Deputado André Quintaõ autor da lei que insere o profissional nas escolas públicas. Gostaria muito que você estivesse presente para unirmos força.Abraços.Gostaríamos também que divulgasse em seu blog.
Carmem Nascimento/Araxá.

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo