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domingo, 26 de junho de 2011

Fórum sobre Segurança nas Escolas defende implantação do piso para professores

Mais de 450 pessoas de 40 municípios da Zona da Mata  participaram do primeiro encontro do Fórum Técnico “ Segurança nas Escolas – por uma cultura de paz”, realizado em Juiz de Fora nesta terça-feira. A valorização dos profissionais da educação, com a implantação do piso nacional para a categoria e o aumento dos investimentos do Estado em Educação estiveram entre as principais propostas para os problemas dramáticos vividos hoje nas escolas.

O deputado André Quintão participou dos debates e defendeu a valorização dos profissionais, com capacitação continuada e piso nacional, e o diálogo aberto da escola com as outras redes de proteção existentes na comunidade para enfrentar a questão da violência. Autor da lei que prevê o acompanhamento social nas escolas, André destacou a importância da participação e do acompanhamento às famílias onde há crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

O fórum terá ainda reuniões em outras quatro regiões do Estado até a etapa final, que acontece em Belo Horizonte, de 5 a 7 de outubro, com a votação das propostas apresentadas.

Manifestação dos professores

A implantação do piso nacional também foi reivindicada por servidores da educação que estão em greve e fizeram manifestação durante a abertura do fórum, interrompendo as falas dos deputados por instantes. Beatriz Siqueira, presidente do Sind-UTE, defendeu a garantia de aplicação do mínimo de 25% previstos para a Educação, com aumento da oferta de vagas e a descentralização das políticas de ensino. “O professor tem que ser mais respeitado”, afirmou. Ela destacou que a média de escolaridade dos mineiros é de 6,2 anos e que há um déficit de 1,5 milhão de vagas para os jovens. "Esses são números oficiais, não é discurso de sindicalista. São dados com quais temos que lidar", afirmou.

Foram apresentadas propostas para temas específicos debatidos nos grupos, como a incorporação de conteúdos voltados à prevenção da violência nos currículos escolares e o atendimento multidisciplinar dentro da escola, com a participação de psicólogos e assistentes sociais e a valorização dos conselhos tutelares.

Fonte: Boletim eletrônico Deputado André Quintão

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