Todos/as que me conhecem sabem que sou voluntária da Pastoral da Criança há 23 anos. Conheci a Pastoral em São José do Rio Preto em 1987 e de imediato me identifiquei com esse trabalho maravilhoso de valorização da Vida e hoje vou relatar aqui minha tragetória na Pastoral e falar da importância que esse trabalho voluntário teve e tem na minha vida e na minha profissão.
Em Rio Preto atuei junto à coordenadora diocesana, na equipe de capacitação de novas lideranças e coordenadora paroquial, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Em Franca/SP coordenei a pastoral na Diocese por 3 anos. Uma experiência maravilhosa e graças a esse trabalho, iniciei o curso de Serviço Social na UNESP de Franca em 1995.
Em Uberlandia coordenei a Pastoral da Criança na Diocese por 4 anos, fiz parte da coordenação estadual por 5 anos e hoje faço parte do Conselho Econômico da Patoral da Diocese de Uberlândia.
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. É uma sociedade civil de direito privado, é de natureza filantrópica, sem fins lucrativos.
T
A metodologia da Pastoral da Criança consiste na organização da comunidade e na capacitação dos líderes voluntários dessa comunidade, que tem como tarefa orientar e acompanhar entre 10 e 15 crianças, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social. A formação de uma rede solidária de apoio às famílias mais pobres, em especial às mães ou aos responsáveis pelas crianças é um instrumento fundamental dessa estratégia.
Existem no Brasil contradições sociais, onde mulheres e crianças são as mais afetadas pela desigualdade social, diante dessas mazelas sociais, a Pastoral da Criança atua em prol das mulheres/gestantes e crianças, sendo o seu foco principal de trabalho as crianças, mas não deixando de cuidar da família e da comunidade, a Pastoral da Criança abrange todos os estados brasileiros, incluindo as áreas indígenas e quilombolas, e está presente também em vários países da América Latina e da África.
Foi através desse trabalho voluntário que decidi fazer o curso de Serviço Social. O que aprendi enquanto voluntária muito contribuiu para a minha formação profissional e hoje contribuo com a pastoral com o aprendizado adiquirido no curso e exercício da profissão. É uma troca que me enriquece e que me faz ser um ser humano melhor.
Se você quiser conhecer melhor esse trabalho em favor da vida, entre em contato com a Diocese de sua cidade e, em Uberândia o contato pode ser feito através do telefone 3232-3432.
Um comentário:
"Mesmo que as palavras sejam esquecidas, que a presença não seja constante e que os caminhos sejam diferentes: pode ter certeza te amarei pra sempre." Selinho da amizade e os que mais desejar. no meu cantinho para vc. Ah! Vc faz a diferença neste mundo, parabéns.
Beijos da Drika
Postar um comentário