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domingo, 12 de setembro de 2010

A ERA DA INSENSATEZ

TROQUE DE CARRO!
TROQUE DE TV!TROQUE DE CELULAR!
MUDE DE OPERADORA, TEMOS OS MELHORES PLANOS!
BEBA MAIS CERVEJA!
Etc., etc., etc....... 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Não estranhe se amanhã, na abertura do Jornal Nacional, anunciarem o velório da COERÊNCIA, pois vivemos na Era da Insensatez.
“CONSUMO, LOGO EXISTO”!
Na sociedade consumista, quem não consome não existe!
William Bonner comparou o telespectador do Jornal Nacional a HOMMER SIMPSON. Um sujeito preguiçoso, burro, que adora ficar no sofá, assistindo TV, comendo rosquinhas e bebendo cerveja, e que só da mancadas na vida.

O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que compara milhões de telespectadores com o Hommer Simpson...
A pergunta que devemos nos fazer é:
- E se Willian Bonner tiver razão? Como foi que alcançamos tal condição, e a quem interessa que continuemos assim?
A televisão amolece o corpo, a televisão amolece o espírito!
No Brasil, segundo o IBOPE, as pessoas vêem, em média, 5 horas de TV por dia.

O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise. Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado. Que compra quando e o que lhe mandarem comprar.

PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA.....
COMPRE!
BEBA!
CONSUMA!
EXISTA!

E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de piorar ainda mais...
O que dizer do Domingão do Faustão? E o que dizer das vídeos cassetadas do Faustão? Pancadas que ferem, tombos que machucam...

“O SER HUMANO AINDA NÃO TINHA APRENDIDO A AMAR O PRÓXIMO E JÁ TINHA INVENTADO A TELEVISÃO QUE ENSINA A DESPREZAR A DISTÂNTE.” (Millor Fernandes)

E o que dizer de Pedro Bial, quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de “nossos heróis” e “nossos mártires”?

Quão deteriorados os conceitos de heroísmo e mártires transmitidos. A que ponto chegamos...

Escola Pública localizada no Sertão pernambucano:
- Não há acabamento nas paredes
- Há 1 ano sem merenda escolar
- O banheiro é interditado

Não seria mais sensato qualificar de heróis e mártires os nossos Professores? Eles que quase sem nenhum reconhecimento, e em condições tão adversas, tantam manter acessa a chama do saber e do conhecimento?

Heróis e heroínas são também os pequeninos alunos com seus chinelos gastos, muita vezes obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar à sala de aula.

Bial, junte a produção do BBB, e vão assistirão Documentário “PRO DIA NESCER FELIZ”, do diretor João Jardim, que aborda a situação da Educação no Brasil. É o mínimo que formadores de opinião deveriam fazer!

Quem sabe o próximo “Reality Show” possa mostrar a dura realidade de muitos Professores e Alunos da Rede Pública, seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital. Ai sim teríamos um show de realidade!

E o que dizer das festas promovidas pela produção do Big Brother? Que belo exemplo são para nosos jovens:
“Bebam para serem felizes, para promoverem farras sexuais” Obrigada Rede Globo!

Enquanto Professores e Escolas se esforçam para formarem CIDADÃOS, a TV fabrica CONSUMIDORES.





Em outubro, mês das crianças, a valor gasto no Brasil em publicidade dirigida ao público infantil foi de aproximadamente R$ 210 milhões. Neste mesmo período, foram investidos em Programa Federal de Desenvolvimento da Educação Infantil (FNDE) cerca de R$ 28 milhões.

A televisão transforma crianças das mais tenras idades em consumidores. Especialistas em comportamento infantil têm constatado mudanças significativas provocadas pela exposição massiva e precoce à publicidade. Segundo constatado, dentre as primeira palavras pronunciadas, já aparece a palavra “compra”.
 
Diante da TV o telespectador está fisicamente inato. Dos seus sentidos, trabalham somente a audição e a audição, mas de maneira extremamente parcial.
Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem, Os pensamentos estão praticamente inativos. Não há tempo para raciocínio consciente e para fazer associações mentais, já que a atividade cognitiva está muito lenta.
 
Isso fica evidenciado em pesquisas sobre os efeitos neurofísicos da televisão. O eletrocefalograma e a falta de movimento dos olhos de uma pessoa vendo TV indica indicam um estado de desatenção, de sonolência, de semi-hipnose.

O piscar da imagem, os estímulos visuais exagerados e contínuos, e a passividade física do telespectador, especialmente seu olhar fixo, fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.

Na leitura, é preciso produzir uma imensa atividade interior: num romance imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.
 
A televisão, pelo contrário, não exige nenhuma atividade mental: as imagens chegam prontas, não há nada para associar, não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido, porque a velocidade das mudanças das imagens, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.
Infelizmente a televisão vem ocupando um crescente papel na transmissão dos caminhos da infância.
 
As emissoras e os anunciantes assumiram tal incumbência pensando no seu próprio lucro imediato, e não na criança ou no futuro da nação.

TROQUE DE CARRO!
TROQUE DE CELULAR!
E DE OPERADORA, TEMOS OS MELHORES PLANOS!
BEBA MAIS CERVEJA!
COMPRE!
BEBA!
CONSUMA!
POSSUA!
Quão vazia uma vida pode se tornar? Que infância estamos construindo? Que juventude estamos formando?
 
OBS: Recebido em PPS através de um amigo. Desconheço o autor.

3 comentários:

Vivian disse...

OlÁ!! Aproveito para agradecer a sua visita!Desculpe a demora.
Que posso dizer da sua postagem? Infelizmente é o que acontece, o que vemos na realidade das pessoas hoje em dia.Como presidente do conselho escolar nos deparamos todos os dias com problemas cada vez maiores.Os jovens tem preguiça de pensar!! Não estão questionando nada, que a tv divulga! Mas não vamos desistir.Vamos fazer a nossa parte! E desejar que as pessoas acordem! Que futuro será esse?
Obrigada!!! Vamos pensar e mudar!!

Anônimo disse...

ODETE: Para variar, não afeito à senhas e tudo o mais das eras internéticas, mando como anônimo, PORÉM ASSINO COM INTEIRA RESPONSABILIDADE.
Mais uma vez me deparo com uma crítica completamente arrazoada em seu blog. É pena que me falte tempo para lê-lo conforme gostaria. Infelizmente o capitalismo se mostra cada vez mais presente. Essa é a ERA DO PERTENCIMENTO: Para que me sinta integrado aos grupos,turmas,tribos e outros, enfim, em sociedade, e para que eu seja aceito, é preciso que eu adira ao celular, à internet, à roupa de grife, ao cigarro, à coca-cola, á liturgia, à marca tal ou tal e, enquanto isso, os valores pregados e cultivados socialmente se perdem em meio à necessidades estapafúrdias e cada vez mais efêmeras. Não nos voltamos para a construção do cidadão, mas à sua destruição e, em seu lugar colomos números, marcas, logotipos e imagens facilmente identificáveis com todos os signos capitalistas. É realmente o fim dos sentimentos de lealdade, respeito, caráter, humanidade (humanização) e tantos outros. Tudo isso em nome de novas adoções: ou você é ou não é... No mundo de hoje, onde até a máxima de Andy Warhol já não se sustenta,(não existem mais os quinze minutos de fama, pois, a luta agora é por manter-se além deles!!!!), somos treinados para combater o pior mal que nos assola: a falta de visibilidade midiática televisiva. Essa visibilidade é a que sustenta os valores de hoje, onde, mostrar o que antes se chamava de "partes pudendas, vergonhas, partes íntimas" já é fato corriqueiro e comumente empregado por homens e mulheres que, na exposição e venda de seu corpo alcançam o dinheiro, a fama, a exposição e, o pior: OS VOTOS. Mulher-melão, mulher-melancia, mulher-pera, homem-bambu e tantos outros horti-fruti!!!!! Quando veremos a mulher apenas mulher? Quando nos depararemos com o homem simplesmente? Me pergunto porque é importante para algumas pessoas, voltarem-se para esses comportamentos, quando há tanto a mudar. Atrevo-me a mais, me perguntando: Até quando seremos coniventes com eles, gastando nosso tempo, dinheiro e capacidade intelectiva na produção, exposição e incentivo dessas podridões? Quem sabe aquela escola sem paredes valha menos que um par de silicone... quem sabe essa mesma escola possa ter a "sorte" de ter uma Geisy Arruda de vestidinho rosa que chame a atenção para tal condição... quem sabe o Tiririca "vire" deputado" e esses alunos tenham ao menos o banco para se sentar. Quem sabe... Quem sabe! Quem sabe?
PARABÉNS AO AUTOR PELO TEXTO. PARABÉNS A VOCÊ POR REPRODUZI-LO.
RALEI MATOS

Anônimo disse...

ODETE: Para variar, não afeito à senhas e tudo o mais das eras internéticas, mando como anônimo, PORÉM ASSINO COM INTEIRA RESPONSABILIDADE.
Mais uma vez me deparo com uma crítica completamente arrazoada em seu blog. É pena que me falte tempo para lê-lo conforme gostaria. Infelizmente o capitalismo se mostra cada vez mais presente. Essa é a ERA DO PERTENCIMENTO: Para que me sinta integrado aos grupos,turmas,tribos e outros, enfim, em sociedade, e para que eu seja aceito, é preciso que eu adira ao celular, à internet, à roupa de grife, ao cigarro, à coca-cola, á liturgia, à marca tal ou tal e, enquanto isso, os valores pregados e cultivados socialmente se perdem em meio à necessidades estapafúrdias e cada vez mais efêmeras. Não nos voltamos para a construção do cidadão, mas à sua destruição e, em seu lugar colomos números, marcas, logotipos e imagens facilmente identificáveis com todos os signos capitalistas. É realmente o fim dos sentimentos de lealdade, respeito, caráter, humanidade (humanização) e tantos outros. Tudo isso em nome de novas adoções: ou você é ou não é... No mundo de hoje, onde até a máxima de Andy Warhol já não se sustenta,(não existem mais os quinze minutos de fama, pois, a luta agora é por manter-se além deles!!!!), somos treinados para combater o pior mal que nos assola: a falta de visibilidade midiática televisiva. Essa visibilidade é a que sustenta os valores de hoje, onde, mostrar o que antes se chamava de "partes pudendas, vergonhas, partes íntimas" já é fato corriqueiro e comumente empregado por homens e mulheres que, na exposição e venda de seu corpo alcançam o dinheiro, a fama, a exposição e, o pior: OS VOTOS. Mulher-melão, mulher-melancia, mulher-pera, homem-bambu e tantos outros horti-fruti!!!!! Quando veremos a mulher apenas mulher? Quando nos depararemos com o homem simplesmente? Me pergunto porque é importante para algumas pessoas, voltarem-se para esses comportamentos, quando há tanto a mudar. Atrevo-me a mais, me perguntando: Até quando seremos coniventes com eles, gastando nosso tempo, dinheiro e capacidade intelectiva na produção, exposição e incentivo dessas podridões? Quem sabe aquela escola sem paredes valha menos que um par de silicone... quem sabe essa mesma escola possa ter a "sorte" de ter uma Geisy Arruda de vestidinho rosa que chame a atenção para tal condição... quem sabe o Tiririca "vire" deputado" e esses alunos tenham ao menos o banco para se sentar. Quem sabe... Quem sabe! Quem sabe?
PARABÉNS AO AUTOR PELO TEXTO. PARABÉNS A VOCÊ POR REPRODUZI-LO.
RALEI MATOS

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